quarta-feira, 20 de julho de 2016

PROJETO DE PESQUISA

PROJETO DE PESQUISA: Educação ambiental crítica: a participação popular e o papel do Poder Público no enfrentamento de problemas ambientais no Parque Natural Municipal da Gruta - Americana, SP.

COORDENADORES: Fábio Ortolano[1] e Joviniano Netto[2].

RESUMO

O presente projeto busca compreender como a educação ambiental crítica pode contribuir para a melhoria e conservação de ambientes naturais degradados. Para tanto, utiliza como estudo de caso uma unidade de conservação de proteção integral localizada no município de Americana, estado de São Paulo. Os trabalhos envolvem, além de visitas mensais ao Parque Natural Municipal da Gruta, a participação de atores ligados à gestão pública dos recursos naturais e da população de entorno do Parque, constituindo-se numa etapa fundamental no âmbito do levantamento e avaliação de percepções por meio de entrevistas e aplicação de questionários. Trata-se de um projeto de pesquisa ambiental voluntário, sem financiamento de órgãos de fomento ou de instituições públicas e privadas.


Para acessar o projeto na íntegra, clique aqui.






[1] Professor no SENAC São Paulo, vice-presidente da Associação Cultural, Ambiental e Educacional “Amigos da Gruta”, doutorando em Psicologia Social e mestre em Ciências na área de Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo e bacharel em Turismo pela Universidade Federal de São Carlos. E-mail: fabio.ortolano@usp.br
[2] Membro colaborador da Associação Cultural, Ambiental e Educacional “Amigos da Gruta”, doutorando em Geografia Humana, mestre em Ciências da Engenharia Ambiental, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: joviniano@iCloud.com

Um comentário:

  1. Parabéns pela elaboração do Blog, permite entender a grande importância de se preservar a Gruta, pois apresenta nascentes, vestígios do Cerrado e da Mata Atlântica em um mesmo ambiente.

    ResponderExcluir